COLUNISTAS

"O FORRÓ"
 Colunista: Clóvis Macedo -  Paixão do Nordeste

Antes de começar essa coluna propriamente dita, gostaria de agradecer o convite para participar desse site que sempre acompanhei como leitor e que agora faço parte dessa família , falando de uma das minhas maiores paixões, “0 forró.” 

Bem, a coluna dessa semana tem aquele peso inaugural, mas decidir listar pra vocês as 10 músicas que ajudaram a mudar a cara do forró. Seja por lançar bandas de alta qualidade e prestígio para com o público seja por alçar o ritmo a outro patamar perante a grande mídia, redesenhado todo um cenário. Vamos às canções (que não estão em ordem cronológica de lançamento) as respectivas explicações . 

1 - Brilho da Lua :
A canção tem caráter de pontapé inicial, o nordeste começava a se encantar com o forró de Eliane e o lançamento dessa música foi um real estouro para todo o forró na época. A letra é de alguém muito especial que já no próximo número desse ranking vai ser lembrada.

2 - Meu vaqueiro , Meu Peão :
Um misto de fatores justificam a explosão dessa canção lembrada até hoje com carinho por quem é forrozeiro. A Mastruz com Leite ganhou o planeta com a composição que projetou Rita de Cássia como compositora e que seria nos próximos anos a mentora intelectual de tudo que naquela época se chamou de Oxente Music. A voz da novata Kátia Cilene ainda iria nos dar muito orgulho e emoção. Milhares de grupos em todo o país queriam copiar os arranjos daquele grupo cearense e daí começa o forró como concebemos até hoje.






3 - Me Usa:
Com uma pegada mais romântica, instrumentos de sopro bem marcados, sensualidade nas letras e a voz impecável de Walkyria Santos mostrou que era de Monteiro que despontava uma das maiores paixões do Nordeste. A banda Magníficos ficou conhecida em todo o país, fez vários programas de televisão e até hoje é dona de um dos hinos do forró romântico e já levou muitos
 casais apaixonados a loucura.






4 - Toma Conta de Mim: 
O forró romântico teve muita vida na década de 90 com os irmãos Edson e Batista. A banda pernambucana de Salgueiro viu-se sem Edson e essa foi a oportunidade de Batista Lima aproveitar a deixa para se mostrar como compositor e produtor. Não deu outra! "Toma conta de Mim" veio em versão estudo num CD da LCM e foi lançada paralelamente em formato acústico, inaugurava-se uma era nova na Limão com Mel e no forró romântico que duraria.








5 - Você não vale nada:

Calcinha Preta, sempre fez sucesso em suas produções antigas, sendo regravada por outros artistas a exemplo de músicas como "Cobertor" e as incontáveis versões de hits internacionais, mas fica com a regravação de "Você não Vale Nada" originalmente da banda Solteirões do Forró, repercutida pelo Aviões do Forró e a Saia Rodada, que caiu no gosto da Globo e mesmo não sendo a primeira música de forró a tocar em novela, a letra de Dorgival Dantas explodiu lá pro sul e sudeste do Brasil, o sucesso foi selado até com o convite do Rei Roberto Carlos para ser executada com a formação da época na voz  de Silvânia Aquino ao lado do também vocalista (na época) , Bell Oliver.




6 - Saga de um vaqueiro:

A gravação original da Catuaba com Amendoim é obra prima de arrancar suspiro. A música fez milhares de forrozeiros viajar na história de um vaqueiro campeão que são maia de 6 minutos de pura poesia. Rita de Cássia estava inspirada e compôs pra banda uma música linda que cria uma história mental de uma história de amor, talvez a segunda composição de mais destaque dessa lista por sua qualidade técnica (só perdendo pra grandeza da música 1 do Mastruz). A banda mastruz  com Leite regravou anos depois e hoje leva o crédito da canção com merecimento, pois Neto está lá e se confunde com sua própria carreira.


7 - Tontos e loucos:

Já tínhamos um novo cenário de vanerão no início da década. Abanda Aviões do Forró rezou a cartilha das bandas cearense Gaviões do Forró, Cheiro de Menina dentre outras, estourando canções como Jeito de amar (Já tomei porres), mais uma composição de Rita, e Coração (composição de Dorgival), mas foi com o vol.3 e a música "Tontos e Loucos" que começou a se firmar verdadeiramente no cenário forrozeiro mudando de vez o forró atual com dezenas de cópias duvidosas, em meio a polêmicas envolvendo autoria das canções, a band Aviões do Forró se destaca preparado-se para um década de sucesso. A canção é um brega recifense do ex-Caviar Kelves Duran.





8 - Belo Cinquentão:

O forró moderno precisava de uma inovação e lá atrás os Brasas do Forró tendo como a voz principal Toca do Vale, deu um passo importantíssimo. Uma mistura inusitada dos dois lados musicais do país: o forró Nordestino e o Vanerão Gaúcho, ambos com acordeom e gaitas fazia a inovação sem igual para o forró atual. Belo Cinquentão não foi a primeira do gênero nem os Brasas fazia aquele movimento sozinho e sim ao lado de bandas como: Canários do Reino, Forró Real e todas as outras, surgido um fenômeno forrozeiro encabeçado por Toca do Vale e seguido por Gleydson Gavião, Vicente Nery entre outros.


9 - Correndo Atrás De Mim:

Qualquer semelhança com "Você não Vale Nada" não é pura coincidência. A música da banda Aviões do forró na novela das 9  rendeu bons frutos e a banda é lembrada pelos programas até hoje. É um daqueles forró que não explodiu no nordeste pra depois chegar por lá mas uma canção que ganhou o país ao mesmo tempo e teve seus méritos. A novela "Avenida Brasil" destacou três grandes hits o Kuduro, Assim você mata papai e uma música de forró autêntico, com letra mediana sejamos francos, na voz de Xand Aviões.


10 - Rindo à toa:

Um outro movimento surgiu em São Paulo chamado Forró Universitário e trazia bandas como Rastapé, Dona Fulô Pé de Chinelo  e a sempre lembrada Falamansa. A música "Rindo à Toa" foi regravada em shows por vários artistas, enquanto mais um bom de forró despontava, era o tecladista piauiense Frank Aguiar. Nesse momento quem importava o forró era o nordeste apaixonado-se por um ritmo gostoso de ouvir que nem o dos versos "Hahaha mas eu tô rindo a toa, não que a vida esteja assim tão boa, mas um sorriso ajuda a melhorar". É isso amigos forrozeiros, em breve falarei de mais canções importantes no cenário forrozeiro. Um grande abraço!
Visualizações