sexta-feira, 11 de setembro de 2015

FORRÓ TRADICIONAL, BANDAS QUE SE DESTACAM

Quando o assunto é forró tradicional, poucas bandas se destacam no mercado forrozeiro. Apesar de permanecerem com espaço garantido em festas e grandes eventos, muitos chegaram a para suas atividades por dificuldades financeiras, o valor pago a esses pequenos grupos na maioria das casas de shows em Fortaleza\CE varia entre 400, e 800 reais por duas horas de show dependendo do grupo. Com esse cachê fica difícil dar continuidade ao forró tradicional e levando a diante o forró e perpetuando o tradicional ritmo entre as novas gerações. O desafio maior tem sido a forte concorrência frente às chamadas bandas de forró eletrônico, que passaram a ocupar com destaque a programação dos grandes eventos no estado cearense.
Aos poucos, o som manual da sanfona, triângulo e zabumba foi substituído por um estilo com uma nova roupagem, tido por uma nova cadência marcada por batidas de bateria. Basta analisar a programação da casas de shows em Fortaleza\CE, que estão totalmente preenchidos com bandas que trazem um forró eletrizado. Essa perda de prestígio causou descontentamento, como era de se esperar, entre os profissionais que vivem do autêntico forró, que criticam duramente o trabalho realizado pela geração de bandas eletrônicas de forró. Mas, para além destes, essa alteração também vem sendo criticada por muitos turistas que afirmam se decepcionar ao virem para o Nordeste e não ouvirem o forró tradicional como almejam. 
Na Europa o forró tradicional é mantido em alta por pequenos grupos e hoje duas bandas cearenses se destacam no mercado, são elas: “Bom Balanço” e “Xote e Companhia” que mantém em seus repertórios o forró tradicional, mesmo enfrentado dificuldades para se manterem em atividade. Para ouvir a banda “Bom Balanço” baixe o CD aqui. Para ouvir a banda “Xote e Companhia” baixe o CD aqui.
Visualizações